sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Coisas da Profissão!

Quem vê as fotos da festa da Duda que postei antes, não imagina o quanto os fotógrafos sofrem em determinados locais.

Muitas casas de festa não pensam muito nas outras pessoas que trabalharão ali naquele espaço. Já fui em várias que não possuíam tomadas, ou iluminação (quem não foi, né?), ou espaço na mesa do bolo, enfim...

Porém algumas abusam! Em alguns casos, somente horas e horas de edição, beirando o milagre podem salvar a foto. Fica especialmente complicado quando não são apenas algumas fotos, e sim o evento inteiro.
Neste caso, a casa possuia um teto translúcido colorido. Em alguns lugares era amarelo, em outros era azul, e assim vai dependendo do local. Porém num dia de sol bem forte, os raios batem no teto colorido e se espalham nos brinquedos, aniversariante, convidados e o que mais estiver no local. Assim, todos ficam fortemente refletidos.
É claro que quase tudo nesta vida reflete: Piscinas de bolas refletem. Gramas sintéticas refletem. Paredes coloridas refletem.
Porém todo um ambiente ser banhado por uma luz colorida torna o trabalho uma tortura!
Neste caso, mesmo usando a camera no WB mais frio de todos, ainda ficava muito, muito amarelo.

Fiz uma pequena montagem apenas para ilustrar o quanto é difícil o trabalho de edição, e como ele deve ser feito com cuidado. Vejo alguns profissionais entregarem a foto como ela estava: se o ambiente era amarelo, então todos ficaram amarelo e ponto.
Mas a mãe não tem culpa, pois raras são as pessoas que entram em uma casa de festas e avaliam as condições ideais para a fotografia. Todo mundo quer ver o filho se divertir, os convidados serem bem tratos, e tudo oq envolve uma festa!

O milagre, é por nossa conta! Porém muitas pessoas as vezes escrevem com poucos dias passados do seu evento, e não conseguem compreender o pq do prazo estipulado, o pq de não podermos entregar as fotos em poucos dias.

Este é o porque: porque tudo é tratado, pq só quem está do lado de cá sabe a dificuldade da falta de luz, da luz colorida, da luz do cinegrafista estourando no rostinho da criança...

cats

cats2

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa.... que máximo seu trabalho de edição.... amo fotografia.... sou apaixonada e me divirto muito fotografando minha família, meus bichos, meu trabalho e principalmente meus filhos.... Qual programa de edição você usa? Brinco no photoshop, mais não consigo nem perto fazer esse milagre que vc fez! parabéns pelo trabalho!

Ge disse...

Uaau, muita diferença mesmo! Parabéns pelo trabalho, é show!
Que programa vc usa para editar?

Bjs, Geisy

geisy_gouveia@hotmail.com

Eu e minhas idéias disse...

Fala Eduardo, ótimos cliques e edição fenomenal, não sou profissional mas já experimentei o que é ter toda hora uma luz forte e amarela entrando na cena e estragando a minha fotometria toda. Imagino vocês nessa situação.

Danielle Campos disse...

Eu sei como é isso, e haja trabalhooooooooooooooo... Que máquina você usa?